sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SARA GOMES - PROFESSORA DE PRÁTICA DE CONJUNTO



Professora formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro , onde estudou piano, teOria musical , harmonia , canto coral e história da música. Executa quase todos os instrumentos, com cursos na Escola de Música Olga Camões , banda rítmica, musicalização e curso de verão na Hight School, São Francisco , Califórnia – Estados Unidos (técnica vocal).
Como júri participou de vários festivais concursos de fanfarras e bandas inclusive o 3° festival de música da Casa de Cultura Macedo Miranda .
Participou atuante como vocalista da Banda Marcial do Sesi – RJ e no Concurso de Corais realizado pela Prefeitura Municipal de Resende ganhou o 1° lugar com o coral para deficientes visuais . Na escola de Música Olga Camões foi aluna , professora e diretora substituta.

CONFIRA A MATÉRIA SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA NA COLUNA DA NICE PINHEIRO

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

INSTRUMENTOS DE GELO



O músico norueguês Terje Isungset toca instrumento de gelo durante o Ice Music Festival 2009, que acontece até 1º de março em Val Senales, norte da Itália

REUNIÃO DE PAIS E ALUNOS

Haverá reunião para os responsáveis e alunos maiores de 18 anos nesta sexta-feira na Escola de Música.
A reunião tratará de assuntos que interessam a todos.
A reunião está marcada para às 18:00h na Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CARREIRA PROFISSIONAL



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!

BARBATUQUES - EM INDIVÍDUO CORPO COLETIVO

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO SESC BARRA MANSA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MARÇO NO SESC BARRA MANSA


:
Espaço do Leitor
Espaço destinado á leitura e pesquisa
De terça a sexta, de 9:00 as 18:00 h
Sábados e domingos, de 9:00 as 18:00 h
Grátis

Pesquisa virtual
Acesso à internet direcionado apenas para pesquisas.
De terça a sexta, de 9:00 as 18:00 h
Sábados e domingos, de 9:00 as 18:00 h
Grátis

Roda de leitura
Prática da leitura em grupo com os mais variados temas e a participação do grupo três na roda na direção de Carlos Eduardo Pinto Ramos Junior em homenagem à Cora Coralina, Raquel de Queiroz e Rubem Braga.
Classificação etária: Livre
Dia 11/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Bate Papo com Autores
Encontro com os mais variados temas e a participação do grupo três na roda na direção de Carlos Eduardo Pinto Ramos Junior em homenagem à Cora Coralina, Raquel de Queiroz e Rubem Braga.
Classificação etária: Livre
Dia 12/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Palestra, exposição.
Dia Internacional contra a discriminação e o racismo.
Debate com abordagem do racismo no Brasil com a palestra a ser ministrada pelo
Sr. José Francisco (Chico) Presidente organização e integração de conscientização negra
De Barra Mansa.
Classificação etária: Livre
Dia 20/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Crianças e Jovens/Meio ambiente

Espetáculo Teatral "Amiga Lata, Amigo Lixo"
Adaptação da obra literária infantil de Thiago Cascabulho "Amiga Lata, Amigo Lixo"
Que conta a história de um pequeno peixe chamado Cascudo, ele vivia solitário em um rio muito poluído. Um dia enquanto procurava comida, uma lata de alumínio dourada ficou presa em sua nadadeira, e passou a ser sua única companheira.
Por isso ele recebeu o nome de Douradinho.
Douradinho e sua lata resolveram nadar contra a corrente a procura de um lugar mais limpo para viver, um paraíso, a nascente do rio. No caminho eles conhecem a Língua Negra, a Árvore, o Menino e o Afluente. Todos esses personagens explicam ao peixinho as causas da poluição e indicam formas de combatê-la.
A viagem do peixe é uma jornada de amadurecimento pelo conhecimento. Será que ele conseguirá chegar ao paraíso do rio?
Dia 24/03
Horário: 9:30 e 14 horas
Ficha Técnica
Teatro Infantil - Atores, Bonecos, Música e Interatividade
Texto: Thiago Cascabulho
Adaptação: Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz
Elenco: Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz
Duração: 40 minutos.
Agendamento Setor Sócio Educativo
Grátis

Oficina "Águas Poéticas Femininas"
A oficina Águas Poéticas Femininas, que propõe focar o universo feminino destacando da literatura brasileira mulheres que se sobressaem pela força e delicadeza de sua poesia indo da Cidade de Goiás de Cora Coralina até os delicados versos de Roseana Murray, do Rio de Janeiro.
O universo feminino, regido pelas águas e ciclos lunares, transparece nas palavras doces e mágicas de Roseana. A dureza e amargura do difícil papel que cabe à mulher na nossa sociedade se mostram cristalinas nos versos de Cora Coralina.
Nascida e criada no Rio de Janeiro, o mar não poderia estar fora da poesia de Roseana. Em seu belo livro O Mar e os Sonhos, a poeta transborda leveza e suavidade. Na poesia de Cora, o Rio Vermelho é quase um personagem a banhar a velha Casa da Ponte. Águas doces e águas salgadas - matéria-prima da expressão poética dessas duas mulheres.
Essas poetas, apesar de um pouco distantes no tempo e no espaço, guardam em comum uma outra sabedoria tão preciosa quanto saborosa: a habilidade culinária. Cora era conhecida e reconhecida doceira; quem teve a oportunidade de provar seus doces, não esquece a doçura temperada com versos. Roseana, para quem não sabe, é excelente cozinheira; adora inventar receitas e sempre inclui em seus livros algum poema que fale da arte culinária.
Utilizando objetos sensibilizadores como boneca, caixinha de música, recortes de revista, etc, a oficina irá desfiando a palavra feminina imersa em águas poéticas. Haverá espaço para que as crianças se expressem desenhando, escrevendo palavras ou até se arriscando a criar alguns versos.
O espaço lúdico constrói ponte direta com a imaginação, a fantasia, o desejo e o sonho. A poesia fala direto ao coração, aos anseios mais íntimos de cada um. Esta oficina pretende brincar com o universo feminino e, através da poesia, descobrir caminhos desse Brasil imenso.
Com Edith Lacerda
Classificação etária: Crianças de 8 e 10 anos
Vagas limitadas - Grátis
Dia 08/03 Horário: 14 horas
Local: Sala de Ginástica

Crianças e Jovens/Cinema

Curtas para Crianças
Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este programa reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela, sobre o respeito aos mais velhos, e Uma Jangada Chamada Bruna, um filme sobre o brincar.
Filmes -
Tampinha - João Batista Melo, MG, 2004 / As Andanças do Nosso Senhor Sobre a Terra - Betse de Paula, RJ, 2005 / Dona Carmela - Iziane Filgueiras Mascarenhas, CE, 2004 / O Moleque - Ari Candido Fernandes, SP, 2004 / São João do Carneirinho - Tarcísio Lara Puiati, RJ, 2004 / Tiná-Kan, A Grande Estrela - Adriana Figueiredo, RJ, 2006 / Uma Jangada Chamada Bruna - Petrus Cariry, CE, 2004.
Duração: 65 min
Classificação etária: Livre
Dia 8/3 Horário: 11 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Literatura e Cinema - Exibição de textos literários em película
A João Guimarães Rosa. 1968. - Imagem do sertão mineiro (tipos humanos, aspectos geográficos, afazeres domésticos) e trechos narrados do romance "Grande Sertão: Veredas". Direção: Marcelo G. Tassara. Roteiro: Maureen Bsilliat e Marcello G. Tassara. - Extraído do romance "Grande Sertão: Veredas" de João Guimarães Rosa Elenco: Vozes: Humberto Marçal.
A Moça que Dançou Depois de Morta. 2003. Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta metragem em animação conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre. Direção: Ítalo Cajueiro. Roteiro: J. Borges. Direção de Produção: Ítalo Cajueiro. Direção Fotografia: Ítalo Cajueiro.
Biografia do Tempo. 2004. Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez. Direção: Joana Oliveira e Marcos Pimentel. Roteiro: Marcos Pimentel.
Imensidade. 2003. O curta tem como fio condutor "O Navio Negreiro", poema épico abolicionista de Castro Alves. A exemplo de outras obras do período romântico, "O Navio Negreiro" foi concebido para ser lido em praça pública. Idalina, único personagem ficcional do filme, o faz agora pelas ruas da cidade. Direção: Amilcar Monteiro Claro. Roteiro: Amilcar Monteiro Claro. Elenco: Débora Duboc. Duração: 43 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 10/03 Horário: 14 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Transubstancial. 2003. Uma visão existencialista da obra do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas. Direção: Torquato Joel. Roteiro: Torquato Joel. Elenco: Walmar Pessoa, Fernando Teixeira, Luís Carlos Vasconcelos, Carlos Gregório, José Guabiraba Carvalho, Antônio Aureliano, Gerson Severino da Silva, Márcio Rodrigues e Joacy Alves. Participações Especiais: Zezita Mattos e Neide.
Meu Nome é Paulo LeminsKi. 2004. Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico". Direção: Cezar Migliorin. Elenco: Depoimentos: Diego Migliorin, Elisa Migliorin.
Françoise. 2001. Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária. Adaptação do conto homônimo de Luiz Vilela. Direção: Rafael Conde. Roteiro: Adaptação: Rafael Conde. Elenco: Débora Falabella, Fernando Ernesto e Rogério Falabella. Duração: 44 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 11/03 Horário: 14 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Inventário de Rapina. 1986. Utilizando texto, relato e música do poeta Cláudio Willer, o filme registra impressões do Brasil dos anos 1980, podendo ser definido como um drama intimista patriótico. Direção: - Aloysio Raulino. Elenco: Tamy Marrachine, José Gomes, Tavinho, Mineiro, Piriri, Lia. Narração: Aloysio Raulino.
Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto. 2003. As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. Afora os livros "A uma e a outra" dedicados, há aqueles cujos versos guardam nas entrelinhas a experiência do homem apaixonado por estas cidades. Recife e Sevilha são uma das mais importantes sínteses da obra deste que é poeta maior da língua. Seriam cidades inconciliáveis por semelhanças e diferenças, se nelas o poeta não tivesse vivido. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata. Recife e Sevilha formam o mote de seus versos mais fecundos - e do documentário "Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto". Direção: Bebeto Abrantes. Roteiro: Bebeto Abrantes. Elenco: Depoimento: João Cabral de Melo Neto. Duração: 79 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 12/03 Horário: 13 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Meio Ambiente
- Estamos com uma parceria com a "Eco Óleo" - Associação de Coletores de Resíduos Líquidos e Sólidos, a empresa recicla óleo de cozinha transformando-o em Biocombustível/Biodíssel.
A Unidade do SESC em Barra Mansa terá um coletor. Traga seu óleo de casa e ajude a preservar o nosso "Rio Paraíba do Sul" e o nosso Meio Ambiente.

Saúde e Nutrição
Exposição: Você é a quilo que come - Instalação de um buffet cenográfico, onde as pessoas farão seus pratos e, ao pesarem, verificarão as qualidades e deficiências dos alimentos dentro dos conceitos básicos de uma alimentação saudável.
Visitação - 4 a 31 de terça a sexta: 10h ás 18h.
Local: Varanda
Grátis.

Palestra "Alimentação e seus cuidados" - Informações sobre o trabalho da Nutrição Alternativa Saudável e Econômica.
Classificação etária: Livre
Dia: 31/03
Horário: 13 horas
Local: Teatro
Grátis



Atenção: Todas as programações acima deverão ser agendadas previamente no Setor Sócio-Educativo pelo telefone
(24) 3324-2752, no SESC.
As escolas devem trazer em papel timbrado da Escola uma Relação com os nomes dos alunos e entregar na
portaria do SESC no dia do Agendamento.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

TAÍ - PROGRAMAÇÃO DO CARANAVAL DE RESENDE - CEM ANOS DA PEQUENA NOTÁVEL




Dia 20 - Sexta Feira -19h

Desfile: Bloco da Educação

Dia 21 - Sábado - 20h

Desfile:Bloco Boi Bumbá (Vila Vicentina)
"Saudade Não Tem Idade" e " Resende Frevo"

Dia 23- Segunda

Concentração Bloco das Piranhas -14h
Show Alerta Geral 16h
Show bloco das 9 - 0h

Dia 24- Terça- 20h

Desfile Tô que tô e Bloco Surpresa
(Nova Liberdade)
Show com Império Serrano - 23h
Show Bloco das 9 - 0h
Matinê - 16h

Local: Av. Gustavo Jardim (Em frente a Rodoviária Velha)

EXPOSIÇÃO"NATUREZA EM CORES" - NOVA IGUAÇÚ




End: Av Gov Portela nº966
Cidade: Nova Iguaçu
Site ou Mapa: http://www.cdlni.com.br/
Info de contato: 21-2768-0865
Tipo de evento:
exposição
, de, pintura, em, tela.
Organizado por: Celeste Conceição/ Neuza Dantas

TOQUINHO E MPB-4 CRUZAM REPERTÓRIO EM CD AO VIVO




Toquinho e MPB-4 juntam histórias e repertório no show 40 anos de música. Mesmo sem arejar novidades, o encontro é válido. Os dois nomes marcam a história recente da música brasileira e sempre estiveram em paralelo nessas quatro décadas. Discografia extensa e diversos sucessos pontuam suas trajetórias , o show tem esse olhar para o passado, orgulho da estrada e da história.
Juntos, os cinco mostram bom entrosamento e ótimas possibilidades .Destaque para o medley que costura outras composições de Toquinho e Vinicius como Para viver um grande amor, Regra três, Morena flor entre outras , para um divertido número que junta composições de Toquinho para o público infantil e para a extensa parceria do MPB-4 com Chico Buarque aparece nos sambas Quem te viu e quem te vê e Roda viva.
As apresentações individuais promovem um diálogo. O MPB-4 se aproxima do pop com a bossa Faz parte do meu show, de Cazuza e Renato Ladeira. Toquinho responde com Me chama, de Lobão, e Nada por mim, de Paula Toller e Herbert Vianna. Em mais um medley Toquinho traz cores baianas de Caymmi. O MPB-4 mergulha na divertida boemia malandragem carioca de Noel Rosa em
O gago apaixonado. Só por essa impagável interpretação do grupo já valeria o disco. Exímio violonista,
Toquinho emociona em números instrumentais em composições de Paulinho Nogueira e Bach. Já o MPB-4 encara a capella o difícil Canto triste, de Vinicius e Edu Lobo, em caprichado arranjo vocal.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

GLEICE LIMA - PROFESSORA DE ARTES


Fez o curso de música pelo Conservatório Brasileiro de Música, é bacharel em Administração, fez pós-graduação em docência superior e está cursando o 3º período do curso de Bacharelado em Clarinete pelo Centro Universitário de Barra Mansa.
Já trabalhou em projetos na área de ensino musical nas igrejas Assembleia de Deus e Batista, Centro Musiart, Projeto Guri em Queluz, no projeto Música para a terceira idade pela Prefeitura Municipal de Resende e atualmente atua como professora de artes na Escola Municipal de Música de Resende.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

THIAGO ZAIDAN - PROFESSOR DE VIOLÃO E CAVAQUINHO




Violonista, arranjador e compositor, cursa atualmente a graduação em violão erudito. Egresso do Conservatório Brasileiro de Música e da Escola Portátil de Choro no Rio de Janeiro. Sua versatilidade vem sendo desenvolvida nos diversos shows em que vem se apresentando nos mais diversos estilos da nossa MPB: do humor ao clássico.

PERCEPÇÃO


As aulas de percepção são em grupo. As turmas são divididas conforme a idade dos alunos e seu nível de conhecimento. As aulas têm duração de 40 minutos e são ministradas pelo professor RAPHAEL GARRIDO.

TÉCNICA VOCAL


FLAUTA DOCE


HARMONIA


MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


ALAN PIERRE - PROFESSOR DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Allan Pierre Alcantara da Silva.

Estudou canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música. Atualmente estuda no Curso de licenciatura em Música da UBM (Universidade de Barra Mansa).

Canta desde os 10 anos de idade. Já cantou em corais da cidade de Resende e do Rio de Janeiro. Desde os 17 anos frequenta aulas de canto e técnica vocal. Atua como cantor em casamentos e em apresentações comemorativas.

Estudou três anos de teatro Nas Casas das Artes de Laranjeiras (CAL) e na Faculdade da Cidade, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Atuando em diversas apresentações teatrais.

Trabalha como Professor de musicalização infantil há oito anos. Na atualidade, exerce a profissão no Colégio Dom Bosco; Colégio Tangará Encantado; Colégio Anglo Americano e Escola Municipal de Música de Resende. Desenvolve este trabalho com os alunos do berçário até o 5º ano do ensino fundamental 1.

RAPHAEL GARRIDO - PROFESSOR DE BAIXO, GUITARRA E VIOLÃO


Começou estudando guitarra com professores particulares. Ex-aluno do Centro Musiart. Mudou-se para São Paulo em 2006 onde estudou na escola de música e tecnologia no IG&T com Jeferson Adanuy. Participou de workshops de guitarra e luthieria com Rafael Bitencourt, Edu Ardanuy, Juninho Afram, Mozart Mello, Kiko Loureiro e Andy Timmons. Participou também de workshops de contra-baixo com Celso Pixinga, Niton Wood, Fábio Zaganin entre outros.
Músico ativo em estúdio, produz e grava jingles, e álbuns regionais. Atua também como free lancer, em diversos projetos musicais pela região do estado do Rio de Janeiro e São Paulo.
Fã da teoria musical se aprofundou de temas como harmonia e percepção. Atualmente estuda licenciatura na Universidade de Barra Mansa.



VICENTINA SEIXAS - PROFESSORA DE TECLADO


Vicentina Seixas, nasceu em Resende em 15 de abril de 1952. Atua na área de música há 30 anos como professora de Piano, Teclado, Órgão, Ritmo e Som.
É certificada pelo curso técnico de música do Conservatório Brasileiro de Música, além de ter feito curso de dinâmica de Coro da Funarte / I.B.A.C.
Ingressará na escola municipal de música de Resende como professora de teclado.

NOVIDADE

A Viva Cultura estará promovendo o "Caras e Bocas" em Abril um "Curso de Interpretação Teatral" que terá início dia 17 de Abril (Sexta Feira) com duração de um mês. Sempre às sextas feiras.
Não percam esta oportunidade!!
Certificado no final do curso..

Investimento: Apenas R$ 30,00
Vagas: 30

Reserve sua Vaga pelo email:
lindonlopes@yahoo.com.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EXPOSIÇÃO NO M.A.M


CONCURSO DA RAINHA DO CARNAVAL


No próximo dia 13 de fevereiro, a partir das 20 horas, os foliões de Resende conhecerão a rainha do Carnaval deste ano. As candidatas vão participar de um concurso organizado pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O evento acontecerá no Cine Vitória localizado na Praça da Matriz. A entrada é franca.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NOVIDADE!!!


Aberta inscrições para alunos de 02 à 07 anos. Esses alunos terão aulas de MUSICALIZAÇÃO INFANTIL.
Divulguem a novidade.
Maiores informações: (24) 2108-3007

REMATRÍCULA


VOLTA ÀS AULAS



Preparem-se para a volta às aulas, pois está chegando. Retornaremos dia 02 de março. Avisem a todos os seus amigos que estudam na escola para ficarem ligados, pois estamos nos preparando para voltar a estudar.
Teremos várias novidades este ano!
Maiores informações: (24) 2108-3007