quarta-feira, 9 de abril de 2008

GENE KRUPA

E aí pessoal? Tudo tranquilo?
Como professor de bateria, acho muito importante que os estudantes do instrumento - e eu me incluo nessa - saibam sobre a história e o desenvolvimento dessa arte. Acontece que de tempos em tempos, alguns músicos se destacam da maioria, criando inovações que atraem a atenção de todos, e aquelas inovações passam a ser estudadas e adotadas por todos e de repente aquilo se torna o padrão. Esses verdadeiros Gênios passaram a tocha do conhecimento pra nós que estamos vivendo agora, e devemos conduzi-la com muito orgulho porque o futuro não depende só do que faremos, mas também do que já foi feito por esses nossos antepassados e por que não dizer, heróis.
Vou falar de alguns desses heróis mas pra começar, ninguém melhor do que Gene Krupa, o primeiro baterista a se tornar um verdadeiro Popstar.
Gene Krupa (15 de janeiro de 1909 – 16 de outubro de 1973) Gene Krupa foi um famoso e influente baterista americano de jazz conhecido pelo seu estilo energético e intenso de tocar. Quando ele tocava, contagiava a todos com seu talento e sua performance.Krupa foi responsável por várias inovações na música: * A primeira gravaçao da história a usar um bumbo tocado com pedal foi feita por ele em 1927;
Em 1934 juntou-se a banda de Benny Goodman, onde a performance de Krupa - especialmente na música "Sing, Sing, Sing" o tornou uma celebridade nacional nos Estados Unidos. Krupa foi o primeiro baterista da história a alcançar esse status;
Em 1938 após uma briga com Goodman, resolveu montar sua própria banda que chegou a contar com 40 músicos! Uma das maiores da época.
Também em 38 Gene lançou seu método de bateria, que imediatamente foi adotado por todos, e por decadas foi a maior referência sobre a arte de se tocar bateria. (Quando comecei a estudar bateria em 1991, e esse foi meu primeiro método! )
Em 1959 a Columbia Pictures lançou "The Gene Krupa Story" um filme sobre sua vida;
Muitos creditam a ele a invenção do Rimshot, técnica de caixa onde a pele é percutida simultaneamente ao aro. Ao pedido de Gene, a fábrica de baterias Slingerland - que existe até hoje - desenvolveu os tom-tons com peles em cima e em baixo - batedeira e resposta - e essas peles eram afináveis. Imediatamente isso se tornou padrão e continua até os dias de hoje.
Sua colaboraçao com a Zildjian - maior e mais famosa fabricante de pratos do mundo - ajudou a desenvolver a estante ou máquina de hi-hat, e definiu os nomes e utilidades dos pratos, padrão que também está aí até os dias de hoje.
Viu como todo baterista, mesmo sem conhecer a história e o trabalho de Gene Krupa, carrega a influencia de sua genialidade?
Agora é só curtir o vídeo de Gene com toda sua energia dedicação e amor pela música.

Nenhum comentário: