quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MARÇO NO SESC BARRA MANSA


:
Espaço do Leitor
Espaço destinado á leitura e pesquisa
De terça a sexta, de 9:00 as 18:00 h
Sábados e domingos, de 9:00 as 18:00 h
Grátis

Pesquisa virtual
Acesso à internet direcionado apenas para pesquisas.
De terça a sexta, de 9:00 as 18:00 h
Sábados e domingos, de 9:00 as 18:00 h
Grátis

Roda de leitura
Prática da leitura em grupo com os mais variados temas e a participação do grupo três na roda na direção de Carlos Eduardo Pinto Ramos Junior em homenagem à Cora Coralina, Raquel de Queiroz e Rubem Braga.
Classificação etária: Livre
Dia 11/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Bate Papo com Autores
Encontro com os mais variados temas e a participação do grupo três na roda na direção de Carlos Eduardo Pinto Ramos Junior em homenagem à Cora Coralina, Raquel de Queiroz e Rubem Braga.
Classificação etária: Livre
Dia 12/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Palestra, exposição.
Dia Internacional contra a discriminação e o racismo.
Debate com abordagem do racismo no Brasil com a palestra a ser ministrada pelo
Sr. José Francisco (Chico) Presidente organização e integração de conscientização negra
De Barra Mansa.
Classificação etária: Livre
Dia 20/03
Horário: 15 horas
Local: Espaço do Leitor
Grátis

Crianças e Jovens/Meio ambiente

Espetáculo Teatral "Amiga Lata, Amigo Lixo"
Adaptação da obra literária infantil de Thiago Cascabulho "Amiga Lata, Amigo Lixo"
Que conta a história de um pequeno peixe chamado Cascudo, ele vivia solitário em um rio muito poluído. Um dia enquanto procurava comida, uma lata de alumínio dourada ficou presa em sua nadadeira, e passou a ser sua única companheira.
Por isso ele recebeu o nome de Douradinho.
Douradinho e sua lata resolveram nadar contra a corrente a procura de um lugar mais limpo para viver, um paraíso, a nascente do rio. No caminho eles conhecem a Língua Negra, a Árvore, o Menino e o Afluente. Todos esses personagens explicam ao peixinho as causas da poluição e indicam formas de combatê-la.
A viagem do peixe é uma jornada de amadurecimento pelo conhecimento. Será que ele conseguirá chegar ao paraíso do rio?
Dia 24/03
Horário: 9:30 e 14 horas
Ficha Técnica
Teatro Infantil - Atores, Bonecos, Música e Interatividade
Texto: Thiago Cascabulho
Adaptação: Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz
Elenco: Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz
Duração: 40 minutos.
Agendamento Setor Sócio Educativo
Grátis

Oficina "Águas Poéticas Femininas"
A oficina Águas Poéticas Femininas, que propõe focar o universo feminino destacando da literatura brasileira mulheres que se sobressaem pela força e delicadeza de sua poesia indo da Cidade de Goiás de Cora Coralina até os delicados versos de Roseana Murray, do Rio de Janeiro.
O universo feminino, regido pelas águas e ciclos lunares, transparece nas palavras doces e mágicas de Roseana. A dureza e amargura do difícil papel que cabe à mulher na nossa sociedade se mostram cristalinas nos versos de Cora Coralina.
Nascida e criada no Rio de Janeiro, o mar não poderia estar fora da poesia de Roseana. Em seu belo livro O Mar e os Sonhos, a poeta transborda leveza e suavidade. Na poesia de Cora, o Rio Vermelho é quase um personagem a banhar a velha Casa da Ponte. Águas doces e águas salgadas - matéria-prima da expressão poética dessas duas mulheres.
Essas poetas, apesar de um pouco distantes no tempo e no espaço, guardam em comum uma outra sabedoria tão preciosa quanto saborosa: a habilidade culinária. Cora era conhecida e reconhecida doceira; quem teve a oportunidade de provar seus doces, não esquece a doçura temperada com versos. Roseana, para quem não sabe, é excelente cozinheira; adora inventar receitas e sempre inclui em seus livros algum poema que fale da arte culinária.
Utilizando objetos sensibilizadores como boneca, caixinha de música, recortes de revista, etc, a oficina irá desfiando a palavra feminina imersa em águas poéticas. Haverá espaço para que as crianças se expressem desenhando, escrevendo palavras ou até se arriscando a criar alguns versos.
O espaço lúdico constrói ponte direta com a imaginação, a fantasia, o desejo e o sonho. A poesia fala direto ao coração, aos anseios mais íntimos de cada um. Esta oficina pretende brincar com o universo feminino e, através da poesia, descobrir caminhos desse Brasil imenso.
Com Edith Lacerda
Classificação etária: Crianças de 8 e 10 anos
Vagas limitadas - Grátis
Dia 08/03 Horário: 14 horas
Local: Sala de Ginástica

Crianças e Jovens/Cinema

Curtas para Crianças
Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este programa reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela, sobre o respeito aos mais velhos, e Uma Jangada Chamada Bruna, um filme sobre o brincar.
Filmes -
Tampinha - João Batista Melo, MG, 2004 / As Andanças do Nosso Senhor Sobre a Terra - Betse de Paula, RJ, 2005 / Dona Carmela - Iziane Filgueiras Mascarenhas, CE, 2004 / O Moleque - Ari Candido Fernandes, SP, 2004 / São João do Carneirinho - Tarcísio Lara Puiati, RJ, 2004 / Tiná-Kan, A Grande Estrela - Adriana Figueiredo, RJ, 2006 / Uma Jangada Chamada Bruna - Petrus Cariry, CE, 2004.
Duração: 65 min
Classificação etária: Livre
Dia 8/3 Horário: 11 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Literatura e Cinema - Exibição de textos literários em película
A João Guimarães Rosa. 1968. - Imagem do sertão mineiro (tipos humanos, aspectos geográficos, afazeres domésticos) e trechos narrados do romance "Grande Sertão: Veredas". Direção: Marcelo G. Tassara. Roteiro: Maureen Bsilliat e Marcello G. Tassara. - Extraído do romance "Grande Sertão: Veredas" de João Guimarães Rosa Elenco: Vozes: Humberto Marçal.
A Moça que Dançou Depois de Morta. 2003. Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta metragem em animação conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre. Direção: Ítalo Cajueiro. Roteiro: J. Borges. Direção de Produção: Ítalo Cajueiro. Direção Fotografia: Ítalo Cajueiro.
Biografia do Tempo. 2004. Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez. Direção: Joana Oliveira e Marcos Pimentel. Roteiro: Marcos Pimentel.
Imensidade. 2003. O curta tem como fio condutor "O Navio Negreiro", poema épico abolicionista de Castro Alves. A exemplo de outras obras do período romântico, "O Navio Negreiro" foi concebido para ser lido em praça pública. Idalina, único personagem ficcional do filme, o faz agora pelas ruas da cidade. Direção: Amilcar Monteiro Claro. Roteiro: Amilcar Monteiro Claro. Elenco: Débora Duboc. Duração: 43 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 10/03 Horário: 14 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Transubstancial. 2003. Uma visão existencialista da obra do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas. Direção: Torquato Joel. Roteiro: Torquato Joel. Elenco: Walmar Pessoa, Fernando Teixeira, Luís Carlos Vasconcelos, Carlos Gregório, José Guabiraba Carvalho, Antônio Aureliano, Gerson Severino da Silva, Márcio Rodrigues e Joacy Alves. Participações Especiais: Zezita Mattos e Neide.
Meu Nome é Paulo LeminsKi. 2004. Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico". Direção: Cezar Migliorin. Elenco: Depoimentos: Diego Migliorin, Elisa Migliorin.
Françoise. 2001. Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária. Adaptação do conto homônimo de Luiz Vilela. Direção: Rafael Conde. Roteiro: Adaptação: Rafael Conde. Elenco: Débora Falabella, Fernando Ernesto e Rogério Falabella. Duração: 44 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 11/03 Horário: 14 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Inventário de Rapina. 1986. Utilizando texto, relato e música do poeta Cláudio Willer, o filme registra impressões do Brasil dos anos 1980, podendo ser definido como um drama intimista patriótico. Direção: - Aloysio Raulino. Elenco: Tamy Marrachine, José Gomes, Tavinho, Mineiro, Piriri, Lia. Narração: Aloysio Raulino.
Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto. 2003. As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. Afora os livros "A uma e a outra" dedicados, há aqueles cujos versos guardam nas entrelinhas a experiência do homem apaixonado por estas cidades. Recife e Sevilha são uma das mais importantes sínteses da obra deste que é poeta maior da língua. Seriam cidades inconciliáveis por semelhanças e diferenças, se nelas o poeta não tivesse vivido. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata. Recife e Sevilha formam o mote de seus versos mais fecundos - e do documentário "Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto". Direção: Bebeto Abrantes. Roteiro: Bebeto Abrantes. Elenco: Depoimento: João Cabral de Melo Neto. Duração: 79 min.
Classificação etária: Livre
Dia: 12/03 Horário: 13 horas
Local: Laboratório cinematográfico
Grátis

Meio Ambiente
- Estamos com uma parceria com a "Eco Óleo" - Associação de Coletores de Resíduos Líquidos e Sólidos, a empresa recicla óleo de cozinha transformando-o em Biocombustível/Biodíssel.
A Unidade do SESC em Barra Mansa terá um coletor. Traga seu óleo de casa e ajude a preservar o nosso "Rio Paraíba do Sul" e o nosso Meio Ambiente.

Saúde e Nutrição
Exposição: Você é a quilo que come - Instalação de um buffet cenográfico, onde as pessoas farão seus pratos e, ao pesarem, verificarão as qualidades e deficiências dos alimentos dentro dos conceitos básicos de uma alimentação saudável.
Visitação - 4 a 31 de terça a sexta: 10h ás 18h.
Local: Varanda
Grátis.

Palestra "Alimentação e seus cuidados" - Informações sobre o trabalho da Nutrição Alternativa Saudável e Econômica.
Classificação etária: Livre
Dia: 31/03
Horário: 13 horas
Local: Teatro
Grátis



Atenção: Todas as programações acima deverão ser agendadas previamente no Setor Sócio-Educativo pelo telefone
(24) 3324-2752, no SESC.
As escolas devem trazer em papel timbrado da Escola uma Relação com os nomes dos alunos e entregar na
portaria do SESC no dia do Agendamento.

Nenhum comentário: