segunda-feira, 24 de março de 2008

Casa da Cultura divulga selecionados para Festival de Teatro


A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, órgão responsável pelo Festival de Teatro de Resende, que chega a sua oitava edição, divulgou nesta segunda-feira, dia 17, a relação dos grupos selecionados para participar do evento que acontecerá este ano entre os dias 17 a 24 de maio. Do total de 207 inscritos, 12 foram escolhidos: sete deles são espetáculos destinados ao público adulto e cinco ao público infantil. Agora, a organização do Festival está entrando em contato com os selecionados para confirmar a presença dos mesmos no evento que, a exemplo dos dois anos anteriores, acontecerá no Cine Vitória.
De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o processo seletivo dos grupos que participarão do VIII Festival levou em conta, prioritariamente, a qualidade dos trabalhos apresentados, buscando também a diversidade dos gêneros para que a platéia possa ter a oportunidade de ver de tudo um pouco. “Queremos que o público resendense tenha acesso ao que há de melhor na produção teatral brasileira na atualidade”, disse o curador do Festival, José Leon.
A seleção dos grupos foi feita por Toninho do Valle, de São Paulo (ator, diretor e professor de teatro, que já dirigiu mais de 50 textos, recebendo os maiores prêmios do teatro, entre eles o Moliére e o Mambembe); Cláudio Mendel, de São José dos Campos (ator, diretor teatral e iluminador) e José Leon (ator, diretor teatral, curador do Festival e ex-presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e subsecretário estadual de Cultura do Rio de Janeiro).

Premiação - O VIII Festival de Teatro premiará, com o Troféu Puri, as seguintes categorias: melhor espetáculo; texto brasileiro inédito; diretor; ator; atriz; ator coadjuvante; atriz coadjuvante; cenografia; iluminação; figurino; sonoplastia, trilha sonora, música original; e melhor espetáculo eleito pelo júri popular (adulto e infantil).

Confira os selecionados:

Infantil

A História de Amor de Romeu e Julieta (Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto/SP – romance);
A História do príncipe que Nasceu Azul (Cia LadoClarodaLua, do Rio de Janeiro – comédia);
A Lua e o Poeta (Cia da Casa Amarela, de Catanduva/SP – biografia poética);
Os Dois Cumpadi (Grupo Teatral da E.E. Profª. Maria Ângela Batista Dias, de Paraguaçu Paulista/SP – comédia);
Um Dia de Pic e Nic (Cia Picnic de Teatro, de São Bernardo do Campo/SP – comédia).

Adulto
Diário de um Louco (Fazenda da Arte, do Rio de Janeiro – conto);
Travessia (Grupo de Teatro Tristan, de Jacareí/SP – tema regional);
Contas Diárias (Cia do Ator Cômico, de Curitiba/PR – tragicomédia/bonecos);
Fulano e Sicrano (Centro Teatral Etc e Tal, do Rio de Janeiro – comédia);
La Careta Que Cae (Grupo Milongas, do Rio de Janeiro – comédia);
A Julieta e o Romeu (Barracão Teatro, de Campinas/SP – comédia);
Balada de um Palhaço (Grupo de Teatro Arte e Fatos, de Goiânia/GO – tragicomédia).

Nenhum comentário: